SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Learning Based on Modeling assisted with Artificial Intelligence in Natural Sciences: neurodidactic intervention proposalAcademic and career trajectory of university students who are pregnant or have children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SCHNECKENBERG, Marisa; AMAR, Hernán Mariano  and  GOROSTIAGA, Jorge Manuel. A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022). Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22809.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22809.012.

O propósito desta investigação consiste em apresentar a contribuição e os limites da apropriação do referencial teórico-metodológico, fundamentado na obra do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), a partir da produção de pesquisadores brasileiros e argentinos publicada em periódicos científicos do campo científico das políticas educacionais no período compreendido entre 2015 e 2022. A partir da metapesquisa, foi possível evidenciar especialmente a consistência da apropriação da teoria e do método de Bourdieu e a relevância de estudos que se dispõem a investir em uma apropriação do modo de trabalho do autor. Tal análise poderá ampliar e contribuir na análise da produção no campo científico das políticas públicas educacionais em ambos os países, assim como na formação de seus pesquisadores.

Keywords : Políticas educacionais; Metapesquisa; Pierre Bourdieu.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )