SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19The appropriation of Pierre Bourdieu’s theory in research dealing with public education policies in Brazil and Argentina (2015-2022)An examination of methodological rigor and reliability in qualitative research within theses and dissertations across biomedical and non-biomedical fields from 2008 to 2018 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BARROS, Leonardo de Oliveira  and  REIS, Andreza Nathielly Batista. Trajetória acadêmica e de carreira de universitárias grávidas ou com filhos(as). Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22624.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22624.013.

Neste artigo, objetivou-se analisar como se dão a permanência e o progresso de universitárias grávidas ou com filhos(as) menores de idade na Graduação. Participaram desta pesquisa, 131 mulheres, das quais 90,1% já possuíam filhos(as), 50,4% não precisaram interromper a Graduação devido à gravidez, e 45% se autodeclararam pardas. As participantes responderam de forma online à Escala de Apoio Social, à Escala de Motivação Acadêmica, à Escala de Identidade Profissional de Macleod Clark e a um questionário demográfico. Os resultados foram analisados no software SPSS (versão 21) e indicaram correlações entre a motivação acadêmica, a identidade profissional e o apoio social. A desmotivação se correlacionou negativamente com a identidade profissional e o apoio social. Foram encontradas diferenças de média para o apoio social e fatores da motivação em função do suporte familiar e paterno e de responsabilidade doméstica. Concluiu-se que esses construtos são importantes na construção de uma carreira satisfatória para essas estudantes.

Keywords : Maternidade; Orientação profissional; Estudante universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )