SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Breaking barriers and amplifying voices: science in the age of gender equityEvaluation practices in the context of SAEB and its implications on the constitution of subjectivity and teaching work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LELIS, Diego Andrade de Jesus; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos  and  ZOPPO, Beatriz Maria. Os saberes necessários aos orientadores na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: um estudo de revisão. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22657.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22657.031.

A Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS) reúne os mais altos graus da formação acadêmica no Brasil. No centro do processo, estão os orientandos e os orientadores. A relação entre esses dois agentes é semelhante à do mestre e seu discípulo, na qual o mestre ensina ao discípulo aquilo que conhece. Este artigo de revisão tem o objetivo de investigar os saberes necessários aos orientadores na PGSS em Educação, no século XXI, a partir de artigos publicados entre os anos 2000 e 2022, na plataforma Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados apontam para a necessidade de mais investigações sobre a orientação, sobretudo na visão dos orientadores. Dentre os saberes necessários a estes, assinalam-se os relacionados aos métodos de pesquisa e publicação, à elaboração de um cronograma para auxiliar na condução da pesquisa, à aquisição e gestão de recursos e à formação profissional dos orientandos. Destaca-se que as relações entre esses agentes estão ligadas ao êxito na conclusão do processo pelo discente.

Keywords : Pós-Graduação Stricto Sensu; Orientadores; Saberes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )