SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19What Do Future Teachers Think and Know About the Use of Calculators in Primary Education?Knowledge of musical content that constitutes the professional identity of Art teachers skilled in Visual/Fine Arts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CEBALLOS, Salvador Ponce; LOPEZ, Karla Maria Díaz  and  MEXIA, Paul Yitzen Ruelas. Conclusão e evasão de estudantes universitários em cursos MOOC: análise sob a perspectiva dos benefícios. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22754.  Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22754.040.

A educação online tem sido uma modalidade importante nos últimos anos e os MOOCs são considerados uma alternativa viável a esta modalidade por proporcionar benefícios para quem participa destes cursos. Este artigo documenta um exercício empírico com abordagem quantitativa desenvolvido em uma universidade pública mexicana cujo objetivo foi analisar as percepções dos estudantes sobre suas experiências de aprendizagem em cursos do tipo MOOC, bem como descrever os benefícios deste tipo de curso e comparar se são iguais nos alunos que abandonaram e nos que concluíram. Os resultados mostram que a realização de um MOOC proporciona benefícios, independentemente de concluí-lo ou não, embora aqueles que o concluem indiquem um maior número de benefícios, em comparação com aqueles que desistem. Os principais benefícios identificados foram: 1) aprendizagem no próprio ritmo, 2) disponibilidade contínua de conteúdos e 3) possibilidade de experimentar outras formas de aprendizagem.

Keywords : MOOC; Educação superior; Aprendizado on-line.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )