Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
LOPES, João Pedro Goes and VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Territórios, linhas e práticas corporais: a dimensão geomorfológica da Educação Física escolar. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22573. Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22573.044.
Neste artigo, tem-se por objetivo conceituar aquilo que se chama de dimensão geomorfológica da Educação Física e propõe-se como objeto de estudo práticas corporais territoriais. Para tal, aliado principalmente a Gilles Deleuze e Félix Guattari, perpassa-se por alguns conceitos como território, ritmo, ritornelo para instaurar novos olhares à noção pós-crítica de cultura e cultura corporal - que, como se descreve, está muito mais associada a uma perspectiva genealógica atualmente. Nesse sentido, lança-se mão do conceito de espirais como uma força centrípeta que contém as linhas do desejo e territorializa as práticas corporais de determinadas maneiras. Por fim, convida-se o/a docente a assumir uma postura de viajante por entre essas distorções, sempre atento/a a um objetivo específico: desfazer os agenciamentos (micro)fascistas.
Keywords : Educação Física escolar; Gilles Deleuze e Félix Guattari; Território.