Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
SCHLESENER, Anita Helena. Educação e linguagem: notas sobre o aprendizado e a realidade. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23151. Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23151.049.
Neste artigo, teve-se o objetivo de desenvolver algumas reflexões sobre as mudanças em curso e os novos desafios que se apresentam no processo de formação acadêmica na apropriação da leitura e da interpretação de textos clássicos e de sua importância para a compreensão da realidade em seu movimento, pressupondo que a linguagem é metafórica e política. Dessa perspectiva, os pressupostos metodológicos fundamentam-se no materialismo histórico, desde Marx, Gramsci e teóricos da Escola de Frankfurt. Discorre-se sobre alguns métodos de investigação que compõem o horizonte ideológico de quem escreve e de quem lê. Seguem-se, então, algumas notas sobre as possibilidades de a teoria interrogar a realidade efetiva, parte do significado de ler e interpretar o escrito, cotejando-o com a leitura do mundo, o que implica novamente conhecer o aporte teórico do autor. A partir desses pressupostos, reflete-se sobre a relação entre linguagem e educação e a importância e as possibilidades de uma teoria possibilitar a compreensão do real.
Keywords : Linguagem; Educação; Filosofia.