Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
GAVILANES, Magdalena Emilia Ordóñez et al. Validação de escala para mensuração da perspectiva de gênero na Educação Superior. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23260. Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23260.050.
Abordar o campo educativo universitário é exigente, em virtude da carga epistemológica e axiológica que o desenvolvimento de cada função substantiva implica. Somando-se a isso um olhar da perspectiva de gênero, a mensuração torna-se complexa. O objetivo do estudo é construir e validar um instrumento de medição psicométrica (questionário) que forneça uma escala de medição em referência à perspectiva de gênero nas funções substantivas, bem como nos princípios organizacionais da Universidade Católica de Cuenca-Equador. A escala baseia-se na construção teórica das dimensões de avaliação da gestão, do ensino, da investigação e da ligação com a sociedade, bem como da acessibilidade, da acessibilidade, da adaptabilidade e da aceitabilidade, esta última considerada como princípios organizacionais, que constituem oito dimensões definidas em uma escala com 58 itens de resposta fechada na escala Likert. Foi utilizada análise fatorial confirmatória, que após sua aplicação e ajuste indicou que o instrumento é válido e confiável para os objetivos propostos na criação da escala com perspectiva de gênero, embora possa ser tomado como um modelo transferível para outras instituições de ensino.
Keywords : Perspectiva de gênero; Educação superior; Questionário psicométrico.