SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19The impacts of the pandemic and the use of ICTs in pedagogical practices in school institutions: a literature reviewUnmasking deceptive journals in education sciences: a study on prevalence, characteristics and visibility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

STREMEL, Silvana. Aportes epistemetodológicos de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22842.  Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22842.057.

Este artigo apresenta resultados de uma investigação cujo objetivo foi analisar as contribuições epistemetodológicas de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional. O referencial teórico baseou-se nas ideias de Bourdieu e de seus comentadores. A pesquisa envolveu um estudo epistemológico de obras de Bourdieu que abordam mais especificamente questões epistemológicas e metodológicas, bem como de estudos que buscaram indicar as contribuições de Bourdieu para a pesquisa em Política Educacional, na literatura brasileira e estrangeira. Argumenta-se que Bourdieu desenvolveu uma ampla gama de recursos para a pesquisa científica, resultando em contribuições epistemetodológicas substanciais que podem ser estendidas aos debates teóricos e epistemológicos da pesquisa no campo da Política Educacional. Os resultados demonstram que: a) dentre as contribuições epistemetodológicas primordiais aos debates teóricos e epistemológicos da pesquisa no campo da Política Educacional, destacam-se: o pensamento relacional e a reflexividade epistêmica; b) os conceitos mais expressivamente observados como contributo para a investigação em Política Educacional são as ferramentas de pensamento: campo, habitus, capital e prática; c) a aplicação dos contributos bourdieusianos tem possibilitado desenvolvimentos teóricos no campo da Política Educacional em pelo menos duas dimensões: para aprimorar os processos que envolvem a condução da investigação no campo da Política Educacional; e para ampliar a compreensão referente ao ciclo de políticas educacionais, que diz respeito aos processos de formulação e implementação das políticas.

Keywords : Pierre Bourdieu; Epistemologia; Política Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )