SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Unmasking deceptive journals in education sciences: a study on prevalence, characteristics and visibilityAcademic integrity in pre-service teacher education: a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CABALLERO, Maritza Minelli Briceño. Percepções da integridade no ensino universitário: perspectiva dos alunos. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22859.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22859.004.

A integridade acadêmica, entendida como o conjunto de valores e princípios éticos que norteiam as interações e a troca de ideias dentro de uma comunidade educacional, adquire especial relevância no contexto universitário. O papel do professor na formação de profissionais é central, e a falta de integridade acadêmica pode prejudicar significativamente a qualidade da educação. Esta pesquisa quantitativa identificou a presença de comportamentos antiéticos na atuação dos professores na perspectiva de 1.558 estudantes de graduação de uma universidade pública mexicana por meio de uma pesquisa. Os resultados revelaram que os alunos identificam com maior frequência comportamentos antiéticos em duas áreas principais: o desempenho dos professores em sala de aula e a sua relação com os alunos. Por outro lado, as percepções negativas relacionadas às obrigações gerais dos professores e aos processos de avaliação foram observadas com menor frequência. Esses comportamentos antiéticos, identificados pelos alunos, têm o potencial de impactar negativamente a qualidade do ensino, visto que o ambiente da sala de aula é um espaço crítico onde os valores e a ética dos professores são manifestados e modelados.

Keywords : Professores; Integridade acadêmica; Percepção do aluno; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )