SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educational transformation in Uruguay: analysis of key documents for Basic EducationThe right to education in MERCOSUL: actions to receive immigrants in Dourados-MS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PEREZ, Jhan Carlos Herrera; LONDONO, Efraín Darío Ochoa  and  ZULUAGA, Jefferson Tello. A proposta de Estatuto Único do Professor na Colômbia na Educação Básica, Secundária e Secundária: Uma comparação com os Estatutos Atuais. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22802.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22802.021.

Este texto aborda a situação financeira dos professores na Colômbia, com o objetivo geral de fazer uma comparação entre os atuais estatutos docentes na Colômbia (2277 e 1278) e a proposta do Estatuto Único do Ensino. Além disso, foi realizada uma revisão sistemática dos principais artigos e documentos governamentais, centrando-se nos objectivos da educação, nas promoções e nas características do emprego dos professores. A busca bibliográfica foi realizada em bases de dados como EBSCO, Dialnet Plus, Scielo, Google Scholar, Scopus, Web of Science. Os resultados mostram discrepâncias entre os decretos evidenciados nas condições de promoção, processos de avaliação e diferentes remunerações. Conclui-se que os problemas de financiamento e remuneração dos professores estiveram presentes ao longo da história dos professores na Colômbia, tornando necessário propor processos de nivelamento salarial e de promoção que considerem a experiência, a formação acadêmica e os méritos do professor para melhorar seu desempenho. condições salariais.

Keywords : Estatutos docentes; Educação pública; Classificações de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )