SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educational management and teacher job satisfaction in educational institutions of the Ayacucho region, PeruPedagogical teacher training of the Scientific, Technological and Professional Education in Brazil: brief history and contemporary challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CARRASCO-BAHAMONDE, Juan Antonio  and  QUIERO-BASTIAS, Máximo. A política de ensino gratuito no Chile 2015-2020: fatores relacionados à substituição de taxas na oferta privada. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22833.  Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22833.039.

No Chile, a Lei de Inclusão de 2015 inaugurou uma nova era de reformas educacionais, visando reduzir a influência do mercado no sistema. Este estudo detalha a implementação do acesso gratuito em 717 escolas públicas financiadas por recursos privados na região metropolitana de Santiago. Utilizando modelos de regressão logística, a pesquisa identifica os fatores que impactam a eliminação das mensalidades e avalia as implicações dessas mudanças nas políticas educacionais. Os resultados demonstram que os benefícios da educação gratuita são mais perceptíveis em um segmento específico do sistema, onde as características institucionais das escolas desempenham um papel crucial na adesão à política. No entanto, os efeitos dessa política mostram-se variáveis ao longo do tempo, com a exceção das contribuições familiares, que continuam sendo um fator relevante e constante. No entanto, esses efeitos não são estáveis ao longo do período.

Keywords : Taxas escolares; Gratifação; Provisão mista; Equidade; Inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )