Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de and DEZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e29785. Epub Oct 21, 2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785.
O objetivo desse ensaio é refletir sobre a alfabetização de crianças buscando articular duas perspectivas epistemológicas: a concepção de Paulo Freire sobre a educação e a alfabetização e a teoria dos novos estudos do letramento (NEL), em circulação no país a partir dos anos de 1990 do século XX. Ao buscar responder as perguntas “Que alfabetização queremos para as crianças? Qual o sentido da alfabetização hoje?”, nossas reflexões indicam que uma possível mudança nas práticas de alfabetização passaria por uma transformação da escrita que circula na escola, aliada a uma pedagogia da pergunta e do diálogo, como elementos fundantes da prática pedagógica alfabetizadora.
Keywords : Alfabetização crítica; Letramento; Paulo Freire; Pedagogia da pergunta.