Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
BASTOS, Luciete. Entre a crise pandêmica e a invisibilidade política: educação das crianças quilombolas. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33972. Epub Nov 17, 2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33972.
Grande parte das famílias brasileiras não tem acesso aos recursos tecnológicos. Entre elas, as famílias quilombolas que possuem parcas condições financeiras e vivem distantes, o que implica o não acesso à internet. Este texto discute as ambiguidades decorrentes de um ensino fragmentado, improvisado e excludente, resultante da crise pandêmica. Trata-se de um estudo etnográfico de análise documental sobre as crianças quilombolas, que considera a crise política neoliberal, a qual aumenta a vulnerabilidade das infâncias que são vilipendiadas pelos governantes, principalmente quando se trata de educação.
Keywords : Infâncias quilombolas; Pandemia; Educação; Resistência.