SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Neotechnological management of education in times of the covid-19 pandemicEducational management and evaluation in the context of covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

DAMIAO, Maria Helena  and  NASCIMENTO, Maria Augusta. Desenvolvimento da consciência crítica na formação inicial de professores durante a pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39241.  Epub Dec 20, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202139241.

Apresenta-se um módulo de formação inicial de professores cujo objetivo é desenvolver a consciência crítica como marca da profissionalidade docente. Para tanto, solicita-se aos estudantes uma reflexão sobre concepções vigentes de educação, num exercício que inclui três passos: explicitação, argumentação e comunicação. Devido à pandemia, o módulo sofreu adaptações para poder ser realizado a distância. Ainda que revelando benefícios, já antes identificados, foram notadas limitações que se prenderam, sobretudo, com a falta de dinâmicas de interação direta.

Keywords : Consciência crítica; Concepções de educação; Formação inicial docente; Pandemia covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )