SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue4Knowledge, attitude and practice of resident physicians in gynecology and obstetrics in Pernambuco about contraceptionProfile of medical graduates from a higher education institution in Northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SOUZA, João Pedro Nunes de  and  OLIVEIRA, Silvia de. Monitoria acadêmica: uma formação docente para discentes. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e127.  Epub Nov 05, 2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0189.

Introdução:

A monitoria acadêmica é um processo de formação e introdução à docência que é prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 e tem o potencial de conferir maior competência à área de educação em saúde a qual é valorizada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas como um indicador internacional de qualidade.

Objetivo:

O estudo buscou identificar as principais potencialidades e desafios da monitoria acadêmica na formação médica.

Método:

Trata-se de um estudo observacional descritivo de caráter transversal realizado com 11 estudantes de Medicina, por meio de entrevistas semiestruturadas e com análise de dados feita a partir de uma abordagem qualitativa do tipo textual-discursiva.

Resultado:

Os códigos foram reunidos em quatro categorias: 1. motivações para participação, 2. desafios enfrentados, 3. aprendizados desenvolvidos e 4. carreira docente. A principal motivação foi currículo, seguido de interesse em aprender conteúdo. Os maiores desafios foram o desenvolvimento da responsabilidade e a explicação do conteúdo. Dentre os aprendizados, habilidades didáticas, aprendizagem significativa e metodologias de ensino foram as mais prevalentes. Em termos de carreira, a monitoria ao menos apresentou a docência como possibilidade para além da prática médica assistencial, e os aspectos ser facilitador, ter habilidades interpessoais e preocupar-se com o aluno constituíram a tríade - na visão dos monitores - de um “bom professor”.

Conclusão:

A monitoria acadêmica é uma prática didático-pedagógica capaz de estimular o interesse e a profissionalização da carreira docente. Além disso, deve ser incentivada pelas políticas públicas e institucionais com o objetivo de qualificar futuros médicos para que possam atuar como educadores em e na saúde.

Keywords : Ensino; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Política de Educação Superior; Capacitação Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )