SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questãoProdução de narrativas reflexivas por licenciandos em química como modo de construção da aprendizagem docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PINTO NETO, Pedro da Cunha. Química e literatura na formação de professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.114-127. ISSN 1981-8106.

O texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores de química em suas múltiplas dimensões, e o papel das representações sobre a química e a atividade do químico nesta formação. Aborda os processos de difusão dos saberes e das representações sobre a química, tomando como referência a produção literária, especialmente os textos que fazem da química seu tema de fabulação e, do químico, suas personagens. Finalmente, são apresentadas, como exemplos, duas importantes obras literárias do século XIX, mostrando como alguns estereótipos do químico são constituídos e se estabelecem como modelos para representá-lo, especialmente quando se toma a química como uma “ciência de loucos”.

Keywords : Química e Literatura; Formação de Professores; Representações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )