SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue59EDUCATION IN AGENDA 2030 AND CONSTITUTIONAL AMENDMENT Nº 95: AN EROSION OF THE EDUCATION RIGHTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MUNHOZ, Angélica Vier; ZANOTELLI, Alissara  and  ROOS, Bibiana Munhoz. DAS IMAGENS QUE HABITAM UM PENSAMENTO DE CURRÍCULO-PESQUISA. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.682-698.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p682-698.

Toma-se inicialmente a noção de imagem do pensamento a partir do filósofo francês, Gilles Deleuze. E a partir disso, busca-se rastrear, ainda que brevemente, tal conceito em suas obras, sem nenhuma pretensão de esgotar a aproximação com o referido conceito, até porque essa noção percorre, em alguma medida, toda a filosofia deleuziana. O que interessa aqui, é compreender como esse conceito opera, quais seus pressupostos e movimentos. Em um segundo momento, a tentativa é de imaginar um pensamento de currículo-pesquisa apartado do pensamento da representação ou de uma imagem dogmática do pensamento, tal como nomeia Deleuze (1976). Novamente não há uma pretensão de fazer um agenciamento de tais noções, mas tomar o conceito de imagem do pensamento, tão caro a Deleuze, para pensar um currículo capaz de produzir desdobramentos no pensamento, engendrando novas e outras imagens. Pretende-se, assim, tensionar as imagens de currículo que povoam as ideias, preenchem o pensamento, para, por outra via, reivindicar um pensamento de currículo sem modelo ou forma. Nesse meio, traz-se outros autores para pensar, tais como Benjamin (2007, 2012a, 2012b), Calvino (2010), entre outros. Por fim, busca-se arremessar o currículo a um plano de pensamento em que linhas de escrita, entrecruzamentos de conceitos, intersecções de práticas se tornem possíveis, entremeio a uma vida de pesquisa. O presente ensaio é escrito em meio a um estudo específico de um grupo de pesquisa, cujo objetivo é aproximar os movimentos do pensamento das discussões curriculares.

Keywords : Currículo; Imagens do Pensamento; Criação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )