SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The reception of the Personalized and Community Pedagogy in Spain in the Franco’s dictatorship. The case of Madrid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

DALLABRIDA, Norberto  and  LEAL, Norma Cecilia Bross. Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e114.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-114.

Este artigo se propõe a compreender o primeiro curso de verão animado pelo padre jesuíta francês Pierre Faure, ocorrido em meados de 1975, na cidade de Gualajara, México. Inicialmente, contextualiza-se a circulação da pedagogia personalizada e comunitária proposta por Pierre Faure na América Latina, particularmente no México. Enfocam-se no texto os principais aspectos pedagógicos explorados por Faure em suas palestras, que constituíram o cerne desse curso. À luz da perspectiva historiográfica de Marta Carvalho, considera-se o curso de verão uma estratégia de circulação da pedagogia personalizada e comunitária. O curso de verão de 1975 foi marcante devido à presença pioneira do padre Faure em Guadalajara, que atraiu educadores do México e de outros países.

Keywords : Pedagogia personalizada; Pedagogia comunitária; Pierre Faure; Circulação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )