SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1"I started to minister a more biological class. Because it's very polymic ": curriculum of science and biology and dialogues of sexual and gender diversitySexual and affective education in textbooks of Social Sciences and Primary Sciences in the educational system of Castilla La Mancha author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SOUZA, Marcos Lopes de  and  FERRARI, Anderson. Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.1, pp.40-59.  Epub Oct 06, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n1a2019-2.

Neste artigo enfocamos os incômodos sobre gênero e sexualidade apresentados por participantes de um subprojeto do Pibid de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental de uma universidade federal mineira. O grupo era composto por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, licenciandas/os dos cursos de pedagogia, biologia, química e física e uma docente universitária da área de ensino de ciências. As inquietações trazidas pelo grupo nos encaminharam para perceber os investimentos feitos para o controle da sexualidade das crianças e o quanto a escola ainda tem se silenciado diante dos debates sobre sexualidade e quando opta por trazê-la, nas aulas de ciências, o enfoque ainda tem sido o da reprodução.

Keywords : Formação docente; Ciências naturais; Ensino fundamental; Gênero; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )