Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura; PEREIRA, Juliana Carvalho and STUEBER, Ketlen. Alfabetização Científica: possibilidades didático-pedagógicas da revista Ciência Hoje das Crianças Online. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.457-480. Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-8.
Analisa trinta e cinco textos da revista Ciência Hoje para as Crianças Online, considerando-a como fonte de informação na perspectiva didático-pedagógicas para a mediação da Alfabetização Científica. A questão principal do estudo foi: Como a revista Ciência Hoje das Crianças Online pode viabilizar a Alfabetização Científica no ensinar e aprender ciência? A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Identificaram-se os autores e as instituições que contribuíram na produção dos textos e a que público se destinavam. Elencaram-se os facilitadores de Alfabetização Científica, níveis de interdisciplinaridade e as possíveis aplicabilidades didático-pedagógicas. Conclui-se que as matérias analisadas possuem viabilidade pedagógica, fomentam debates e reflexões a partir do conhecimento científico. Evidencia-se a atuação da revista no Ensino de Ciências e indica o quão necessário são as investigações de temas no viés científico que possam fomentar práticas inovadoras na perspectiva do ensino interdisciplinar.
Keywords : Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ciência Hoje das Crianças.