Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
RAMOS, Mônica Cunha; SALES, Nilva Lúcia Lombardi and MARTINS, Silvia. Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.481-503. Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-9.
Os programas de formação continuada de professores em museus de ciências permitem uma aproximação do museu com a escola e o estreitamento do relacionamento com os professores. Nesse contexto, o Museu Dica ofereceu o curso “Luz e Vida”, buscando criar um espaço dialógico e promover uma reflexão sobre as práticas. Dessa forma, este trabalho caracterizou o perfil dos professores a partir dos “ciclos de vida” propostas por Huberman (2000) e buscou entender as relações desses professores com o tema, bem como com a proposta dialógica apresentada no curso. No decorrer do curso encontramos dificuldades para o estabelecimento do diálogo, evidenciando a expectativa por uma abordagem transmissiva do conteúdo. Apesar das dificuldades, percebemos o entusiasmo dos professores em relação ao curso.
Keywords : Luz; Dialogicidade; Formação de Professores.