SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2The teaching of Mathematics in the Common Base National Curriculum in the final years of Elementary EducationThe Challenge of Primary School Teachers for Teaching Mathematics According to the NCCB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda  and  FIGUEIREDO, Maria de Fátima Caldas de. Conteúdo de Matemática no Exame de Admissão: memórias de professoras aposentadas. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.595-611.  Epub Aug 17, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-9.

Este artigo discute o conteúdo da Matemática em vigor no Exame de Admissão ao Ginásio, adotado no sistema escolar brasileiro nas décadas 40-70 do século XX, tendo-se como referencial de análise narrativas de professoras pedagogas aposentadas e o livro de admissão por elas utilizados. As narrativas revelam experiências da formação continuada condicionada a sua aprovação, nelas, verificando-se conteúdos matemáticos adotados ou não no manual de admissão analisado. Esta discussão funda-se na abordagem qualitativa ao interpretar fontes bibliográficas, documentais e orais. Ao estabelecer uma relação entre as narrativas das professoras e as propostas do conteúdo matemático contidos no manual do Exame de Admissão, constatam-se conteúdos distantes da sua formação escolar e prática docente. Verifica-se que as professoras enfrentaram situações pedagógicas desafiadoras à formação docente, pois deveriam aprender conteúdos não vivenciados na formação escolar e atuação docente.

Keywords : Conteúdo de Matemática; Exame de Admissão; Memórias de professoras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )