Eccos Revista Científica
Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278
Abstract
VELOSO, Braian; SESTITO, Camila Dias de Oliveira and MILL, Daniel. ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUTEC. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e24584. Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24584.
No contexto da cultura digital e com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as práticas pedagógicas têm tomado novos rumos, com possibilidades diversas e inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, são várias as opções de ferramentas, softwares e produtos, com diferentes funcionalidades, que têm o potencial para auxiliar nas práticas educacionais. Entretanto, para que esses recursos tecnológicos possam ser utilizados de maneira crítica, intencional e qualificada é necessária uma formação de professores que se adeque às expectativas e necessidades da nova geração de aprendizes. Nesse contexto, ressalta-se os cursos de especialização para formação continuada, em especial o curso de Educação e Tecnologias (EduTec), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na modalidade a distância. O presente artigo tem como objetivo, portanto, compartilhar as experiências do componente curricular oferecido no curso, denominado de “Práticas pedagógicas com tecnologias digitais”, destacando os desafios da flexibilidade pedagógica e o embate envolvendo políticas públicas. Além disso, discute os dados de um formulário aplicado para 499 estudantes do curso EduTec, indicando ao final um conjunto de tecnologias digitais e sugestões de práticas pedagógicas que podem ser aplicadas no âmbito educacional.
Keywords : tecnologias; práticas pedagógicas; educação a distância..