SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19To de-classify PinocchioPhilosophy in primary school a survey on teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

YUCEER, deniz  and  COşKUN KESKIN, sevgi. Um olhar prático sobre o conceito de liberdade com uma abordagem filosófica para crianças na primeira infância. child.philo [online]. 2023, vol.19, e74047.  Epub May 30, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.74047.

Tanto os estudos sociais quanto os programas pré-escolares mencionam a liberdade como um valor. No entanto, no currículo de estudos sociais, a perspectiva filosófica não é incluída e não há espaço para discussão. o ensino do currículo pré-escolar, a liberdade é um conceito abstrato e prevalece a crença de que as crianças não conseguem entender conceitos abstratos. Além disso, os estudos sobre valores continuam restringidos a determinar a frequência dos valores em vez de interrogá-los. Portanto, esse estudo tem como objetivo investigar as visões das crianças sobre o conceito de liberdade, como essas visões mudaram após a atividade e como o conceito de liberdade pode ser abordado nos estudos sociais em um contexto filosófico. A pesquisa utilizou um projeto de estudo qualitativo aplicado; as crianças foram entrevistadas antes e depois da aplicação da atividade. O grupo de pesquisa do estudo foi composto por 19 crianças (14 meninos e 5 meninas) com idades entre 5 e 6 anos. Como parte da Filosofia para Crianças, a atividade “a liberdade… se parece com, porque…” foi usada no pré e pós-teste. Após a pré-aplicação, “… eu sou livre?” e Rapunzel foram realizadas como atividades de histórias. O estudo usou entrevistas semiestruturadas e análise de documentos como instrumentos de coleta de dados. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e de conteúdo. Como resultado do estudo, verificou-se que as crianças mencionaram, antes da atividade, o significado de liberdade no contexto da Filosofia para Crianças e os limites da liberdade para elas (permissão, proibição, crescimento, dinheiro, regras); e que os discursos sobre o conceito de liberdade que foram levantados e continham o significado correto aumentaram e foram enriquecidos após as atividades (regras, dinheiro, ser independente etc.).

Keywords : primeira infância; estudos sociais; filosofia para crianças; liberdade..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )