SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Primal wonder as a sprout of intellectual virtueFrom pandemia to polifonia: community “declaration of dependence” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

GARDELLI, viktor; BACKMAN, ylva; FRANKLIN, anders  and  GARDELLI, åsa. ’You talk and try to think, together’ - a case study of a student diagnosed with autism spectrum disorder participating in philosophical dialogues. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70493.  Epub May 03, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70493.

Apresentamos os resultados de um único estudo de caso baseado em entrevistas semi-estruturadas com um estudante (do terceiro ano escolar) diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e seu corpo docente, após participarem de uma intervenção curta e de pequena escala realizada em 2019 em uma escola primária sueca socioeconomicamente desfavorecida. O estudante participou de uma intervenção de sete semanas, com um total de 12 diálogos filosóficos (entre 45 a 60 minutos cada). Dois facilitadores, ambos com anos de experiência em mediação escolar, professores e com, no mínimo, licenciatura em filosofia, facilitaram a maioria dos diálogos e, principalmente, seguiram uma “rotina”. Tão logo a intervenção teve fim, o estudante foi entrevistado sobre as experiências que teve a partir dos diálogos e as suas percepções sobre se e como esses diálogos o influenciaram. Os dois professores do estudante, que engajaram nos diálogos como participantes, foram entrevistados em dupla, também em conexão direta com o fim da intervenção, enquanto a direção da escola foi entrevistada dois anos depois do estudo. Estas entrevistas com a equipe escolar se referiam às experiências do grupo sobre a influência dos diálogos nos alunos durante a intervenção, bem como aos efeitos de transferência para outros contextos na escola. Os dados do estudo incluem elaborações detalhadas da perspectiva do estudante sobre os diferentes efeitos no seu desenvolvimento comunicativo e cognitivo, que são, em diversos aspectos, confirmados também pelos relatos do corpo docente. Os resultados mostram que o estudante estava apto, interessado e disposto a participar dos diálogos filosóficos, e nossos dados apontam para diversos resultados positivos para o estudante nos domínios da comunicação e cognição.

Keywords : transtorno do espectro autista; dificuldades de comunicação; filosofia para crianças; filosofia com crianças; diálogo filosófico..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )