Roteiro
On-line version ISSN 2177-6059
Abstract
BERGAMIN, Fabíola Matte and MONTERO, Maria Fernanda. Balanço de pesquisas sobre o ENEM: considerações sobre a constituição política das avaliações externas. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.391-416. ISSN 2177-6059.
Este artigo objetivou analisar a produção de dissertações e teses sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o intuito de discutir as tendências e as abordagens desse tema no campo acadêmico, de acordo com trabalhos que são referência para os balanços bibliográficos, como Barreto e Pinto (2001). A escolha do tema se justifica pela centralidade que essa avaliação vem assumindo na formulação e implementação das políticas públicas relacionadas à educação. A partir da análise dos trabalhos encontrados, foi possível perceber a ausência de autores que discutem o ENEM como política educacional. Tal abordagem pode considerar alguns aspectos políticos constitutivos do ENEM, como a introdução da lógica mercadológica na educação e de noções de eficiência e qualidade.
Keywords : ENEM; Avaliação Externa; Políticas Públicas.