Roteiro
Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059
Abstract
ANTUNES, Maria Pinto. Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.273-292. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v40i2.5891.
Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.
Keywords : Educação Escolar; Educação para o Desenvolvimento; Fundamentos Filosófico-Culturais.