SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileiturasEthics of alterity and the hospitality paradox to the other in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. Formação, educação e cultura: reflexões sobre o ideal de formação cultural [Bildung] na elaboração do sistema educacional alemão. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.385-405. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v21.n2.385.

O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de formação cultural [Bildung], que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na Língua Portuguesa; 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito-chave para o processo de reforma educacional alemão e para o pensamento pedagógico como tal.

Keywords : Formação; Reforma Política; Sistema Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )