SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Progresso and no scientific determinism from key concepts of Thomas Kuhn’s epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

ALVES, Marcos Alexandre. A fenomenologia heideggeriana e a diferença de princípio entre filosofia e ciência. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.216-243.  Epub Aug 21, 2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.1.

Este artigo examina, em âmbito fenomenológico, as categorias da experiência fática da vida e do fenômeno histórico, a partir da primeira parte da preleção “Introdução à fenomenologia da religião”, proferida por Heidegger, no semestre de inverno de 1920/1921. Elucida a peculiaridade dos conceitos filosóficos e a diferença de princípio que há entre filosofia e ciência. Apresenta a reelaboração do método fenomenológico, como ponto de partida da filosofia, capaz de fazer jus à vida fática (concreta e individual) e à historicidade (mundo vital e significatividade) do Ser-aí. Examina o significado do fenômeno histórico e a crítica à maneira habitual de pensá-lo, como “algo que transcorre no tempo” ou “uma propriedade geral aplicável a todo objeto temporal”. Conclui que as vias de afirmação da vida contra o histórico caem no modo teorético e não expressam o histórico em seu caráter imediato. Portanto, preservar o caráter fenomenológico e intranquilizador da história significa respeitar a historicidade viva e a força vital e multidirecional do sentido fático do Ser-aí.

Keywords : Fenomenologia; Filosofia; Ciência; Facticidade; Historicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )