SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 special issue 2Religion, ethics and psychoanalysis:a possible dialogue? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

OLIVEIRA, Cláudia Maria Rocha de  and  MELO, Edvaldo Antônio de. Ética e educação em Lima Vaz. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe2, pp.207-222.  Epub Aug 27, 2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.9.

Resumo

Neste artigo, defendemos a tese de que a educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitamos em que sentido a educação, embora não seja o tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa pelas obras do autor. Em seguida, mostramos qual é o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos tem importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, nesse sentido, é também responsável por ele. Por outro, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, referimos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar uma postura reflexiva, que é preciso tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre sujeito e ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise, urge redescobrir nova orientação através do exercício do logos. Essa orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.

Keywords : Ética; Educação; Ethos; Tradição; Bem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )