SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 special issue 3Critics and their democracy: the meaning of naturalism politician of AristotleThe general will is not represented, there is always a presumption of feudalism of liberalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

MORAES, João Quartim de. Origens feudais do liberalismo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe3, pp.51-68.  Epub Sep 02, 2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.dossie.3.

A conjunção, na Inglaterra medieval, de uma monarquia precocemente (em relação ao continente europeu) centralizada e de um Parlamento feudal deu origem ao protótipo institucional de um contrapeso à centralização do poder monárquico, portanto ao princípio da limitação recíproca dos poderes que constitui uma precondição histórica do liberalismo inglês. O senso comum liberal considera que as instituições de tipo parlamentar tendem a garantir as liberdades e o poder central a ameaçá-las. A Polônia mostrou que pode também ocorrer o contrário. A força combinada dos grandes senhores feudais e da hierarquia católica (às vezes confundidos nos mesmos potentados) reduziu o rei à função de delegado eleito pela nobreza, impotente para tomar decisões de interesse nacional que contrariassem a sólida aliança da espada e do turíbulo.

Keywords : Liberalismo; Parlamento feudal; Hierarquia católica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )