SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The App Amplia Mente as a digital resource enabling the development of mathematical concepts in students with intellectual disabilitiesTeaching conceptions of Agricultural Science professors working at community universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do  and  BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva. O ensino de ciências e a abordagem da mobile collaborative learning: diferentes contextos educacionais. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e60665.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60665.

O estudo descrito no artigo tem como objetivo compreender como os dispositivos móveis podem auxiliar a prática docente, durante a realização de um projeto pedagógico na e além da sala de aula. A pesquisa tratou de como as tecnologias móveis auxiliam as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade. Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Uma maneira, via, ou possível caminho que o estudo fez emergir é que para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes.

Keywords : mobile collaborative learning; prática docente; dispositivos móveis; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )