SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Teaching to forget - history teaching and extreme rightEducation and the anti-nazifascist struggle in Brazil: implications for the field of curricular studies in the voice of master's and doctoral students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LUQUE, José Luis Zorrilla; MANGADO, Adriana Razquin  and  RUIZ, Carmen Rosa García. Memória democrática em tempos de populismo. Pensamento histórico e emoções na formação de professores. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e68059.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.68059.

A memória democrática e a negação de eventos violentos e traumáticos do passado geraram intensos debates públicos sobre a Guerra da Espanha e a ditadura de Franco. No sistema educacional, o assunto tem sido abordado com equidistância, de modo a não reconhecer a grave violação dos direitos humanos em nosso passado. A pesquisa se concentra na percepção que os futuros professores têm da memória histórica e democrática como uma prática social e cultural, com foco nas controvérsias que ela gera e que se manifestam na forma de discursos de ódio que ocultam ou omitem os fatos do passado. O objetivo é descobrir quais recursos emocionais e elementos cognitivos são usados para analisar a retórica populista e interpretar o presente e o passado em conflito, como eles mobilizam o conhecimento histórico e as emoções para avançar na desconstrução do negacionismo histórico. A pesquisa é de natureza sociocrítica e explora a dimensão ideológica das narrativas que os futuros professores desenvolvem com base em uma sessão de treinamento que trata do assunto. Explora os significados que eles dão ao passado a partir do debate político do presente, a fim de avançar nos modelos de formação em educação na memória histórica e democrática. Entre os resultados mais relevantes, descobrimos que a presença do pensamento histórico nos futuros professores está intimamente ligada à manifestação de emoções, e a ausência dessas emoções revela uma falta de competência no pensamento histórico. As conclusões indicam que a abordagem da formação de professores em memória democrática não pode prescindir do trabalho com o conhecimento e a emoção para o enfrentamento de passados conflitantes.

Keywords : memória democrática; populismos; pensamento histórico; emoções; discursos de ódio; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )