SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Mechanisms for the formation of empathic culture of students of pedagogical and medical universitiesThe “fight against ‘gender ideology’” and its Impact on the teaching of human and social sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CALVI, Gabriel Coutinho; ROSA, Jaqueline Ganassin; ALMEIDA, Iara Carnevale de  and  SARTORI, Viviane. O processo de compartilhamento do conhecimento em cursos de graduação EaD: uma análise da relação inLintra e entre setores. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e61972.  Epub Mar 01, 2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.61972.

Cada vez mais, detecta-se a importância de comunicação e compartilhamento adequado das informações entre os diferentes agentes que constroem conteúdos de aprendizagem. Caso contrário, o conhecimento pode chegar de forma fragilizada e/ou segmentada aos discentes, por meio dos diferentes canais, como aulas, material didático, ambiente virtual de aprendizagem, dentre outros. Este estudo tem o objetivo geral de analisar o processo de comunicação intra e entre setores de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no estado do Paraná. A pesquisa é de natureza aplicada com abordagem quantitativa e, para atender aos objetivos propostos, foi aplicado um questionário on-line junto aos colaboradores dos diferentes setores da IES do estudo de caso, com uma posterior análise estatística dos dados coletados e com apoio da ferramenta Google Forms. O resultado da análise é um panorama sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento dessa IES, identificando que os profissionais da tutoria off-line e os outros profissionais (coordenador, tutor pedagógico, tutor on-line e professor formador) devem procurar estar em sinergia durante o fechamento de cada uma das disciplinas, bem como com a efetividade das atividades disponibilizadas para os discentes, a fim de que se possa promover o refinamento contínuo desses materiais.

Keywords : ciclo do conhecimento; educação a distância; processo de comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )