SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Social representations and education: a study on theses and dissertations in the period from 2016 to 2018 in Paraná-BrazilThe teaching of language in the Imperial Court: study of 'Grammatica analytica e explicativa da lingua portuguesa', by Ortiz and Pardal (1981) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

COSTA, Catia Silvana da  and  MONTEIRO, Maria Iolanda. Processos formativos de professores de educação física: reflexões com base nas histórias de vida. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e59641.  Epub Mar 01, 2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.59641.

Com base na temática das histórias de vida, este artigo, recorte de uma pesquisa de Doutorado, objetiva analisar trajetórias formativas de professores de Educação Física aposentados. A pesquisa, desenvolvida no período de 2014 a 2017, utilizou-se de entrevistas em profundidade e abertas e análise documental. O processo de construção dos temas de análise considerou os próprios dados - referentes aos saberes da docência que emergiram das trajetórias extraescolares, escolares, formativas e profissionais dos professores - e tornou real a possibilidade de apreensão de várias histórias em uma mesma história de vida. Para fazer o recorte, apresentamos reflexões subsidiadas pelos elementos da vida extraescolar, escolar e da formação profissional dos participantes. Os resultados retratam as situações vivenciadas pelos participantes e como essas situações foram por eles definidas, bem como contribuem para a compreensão da realidade docente por meio da análise de suas histórias de vida. Dentre alguns resultados, afirmamos que os elementos identificados permitem uma reflexão a respeito dos saberes que emergiram das diferentes trajetórias dos professores aposentados. Esses saberes devem ser considerados nos cursos de formação inicial em Educação Física com foco na atuação profissional, também, nos anos iniciais. Igualmente, favorecem as políticas públicas de formação docente, uma vez que foram elucidados com base nas contribuições das histórias de vida e da Educação Física.

Keywords : trajetórias formativas; professores aposentados; Educação Física; saberes da docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )