SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1The process of preparing the History textbook in public schools: an analysis in the municipality of Itaipulândia (PR) (2010-2020)North and South: the educational strategies of High School in the states of Amazonas and Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

VERULAVA, Tengiz; SHENGELIA, Kakha  and  MAKHARASHVILI, Giorgi. Desafios do ensino a distância nas universidades da Geórgia durante a pandemia de covid-19. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e64144.  Epub Mar 01, 2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.64144.

A adaptação ao ensino à distância, que é uma das formas mais eficazes de combate à pandemia de covid-19, provocou inúmeros desafios à sociedade e à economia. O estudo tem como objetivo avaliar as consequências do ensino a distância, em decorrência da pandemia, na perspectiva de alunos e professores. Nosso estudo foi pautado em uma pesquisa quantitativa. Os entrevistados avaliaram o processo de ensino a distância de forma positiva, pois tiveram uma oportunidade de assistir às palestras de qualquer local, economizando custos, aprendendo novas habilidades, ganhando uma experiência valiosa e tendo mais tempo livre. Utilizando a escala Likert, o processo de ensino a distância foi avaliado positivamente por alunos (3,2 pontos) e professores (3 pontos). A maioria dos alunos (n = 288, 69%) prefere o modelo híbrido, que combina aprendizagem online e métodos presenciais. Os entrevistados apontaram algumas deficiências como comunicação limitada, dificuldades de acesso técnico, baixa qualidade e mau funcionamento do acesso à internet, ambiente inconveniente, processo negativo de envolvimento do aluno, e relações sociais complicadas. Apesar de alguns desafios, alunos e professores puderam se adaptar aos novos métodos de aprendizagem do ensino integral a distância. A maioria dos alunos e professores concordaram com a aprendizagem híbrida que combina aprendizagem online e métodos presenciais. A pandemia do covid-19 muda não apenas a utilização da tecnologia na educação, mas as estratégias pedagógicas no futuro.

Keywords : educação a distância; ensino a distância; educação online; tecnologias educacionais; qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )