Revista Exitus
On-line version ISSN 2237-9460
Abstract
SANTOS, José de Aquino and GOMES, Larissa Pinca Sarro. Uma História do PIBID contada por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.213-237. Epub July 19, 2019. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2id860.
A formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências.
Keywords : Formação de professores; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; História Oral.