SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23History of Education: constitution of the field in the states of Amazonas and ParáThe influence, circulation and reinvention of Paulo Freire’s thought in Italy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de  and  KOHAN, Walter Omar. Joseph Jacotot no Brasil: ecos pedagógicos de um ressoar político. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e281.  Epub June 09, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e281.

O artigo propõe uma leitura do projeto político e educacional da Filosofia Panecástica desenvolvida por Joseph Jacotot (1770-1840), fundamentado na máxima ‘tudo está em tudo’, para tratar da emancipação intelectual, em contraposição à onipresença do poder e do olhar vigilante do mestre sobre o aluno do Panoptismo. A partir da análise de fontes históricas do Império brasileiro, como a imprensa periódica oitocentista, o texto visa apresentar as rupturas do pensamento pedagógico de Jacotot perante a lógica institucionalizada da desigualdade das inteligências nos ritos da instrução escolarizada. Para isso, tem como foco a introdução da Filosofia Panecástica no Império brasileiro, trazendo visibilidade aos ecos que ressoam como fundo, por exemplo, na pedagogia da dialogicidade de Paulo Freire.

Keywords : Panecástica; Joseph Jacotot; Paulo Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )