SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Public policies for teacher education: between achievements, setbacks and resistancesTeacher training and the Reform of Secondary Education: deepening the (dis) regulation of teaching in Professional Technical Education of Medium Level author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PARANHOS, Rones de Deus  and  GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7985.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7985.

O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil.

Keywords : Ciências; Teses; Dissertações; Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )