SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Children rights and education: opening notes to think in life at the pandemicRural schools in the amazon region: traces of policy and public administration in Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

AMARAL, Jeane Costa; HADDAD, Lenira  and  FOLQUE, Maria Assunção. Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12321.  Epub Sep 01, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12321.

O artigo apresenta parte de uma pesquisa que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, cidade e patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas. A análise decorre da pesquisa de cunho etnográfico realizada em Penedo, AL, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas da cidade, mobilizadas por diversos motivos. Cinco episódios que dimensionam a força da cultura local são considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças rompendo com a distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar.

Keywords : Educação Infantil; cidade; infância; patrimônio cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )