Dossiê - Paulo Freire: O Legado Global |
| |
| · APRESENTAÇÃO - FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL LADSON-BILLINGS, GLORIA; DINIZ-PEREIRA, JÚLIO EMÍLIO; SOARES, LEÔNCIO JOSÉ GOMES
|
| |
Artigos |
| |
| · PAULO FREIRE: OUTRO PARADIGMA PEDAGÓGICO? ARROYO, MIGUEL G.
|
| |
| · LA PEDAGOGIA DEL OPRIMIDO, LA INVESTIGACIÓN EN SALA DE CLASES Y LOS PROFESORES COMO INVESTIGADORES WILLIAMSON, GUILLERMO; HIDALGO, CAROLINA
|
| |
| · POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO HADDAD, SÉRGIO
|
| |
| · A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A ESCOLA LEITE, LÚCIA HELENA ALVAREZ; RAMALHO, BÁRBARA BRUNA MOREIRA; CARVALHO, PAULO FELIPE LOPES DE
|
| |
| · EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO MOVA-BRASIL PINI, FRANCISCA RODRIGUES
|
| |
| · FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL DINIZ-PEREIRA, JÚLIO EMÍLIO; SOARES, LEÔNCIO JOSÉ GOMES
|
| |
Palavra aberta |
| |
| · O LEGADO DA OBRA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL CONTRA-HEGEMÔNICA FREIRE, NITA
|
| |
| · EDUCACIÓN POPULAR, CONTEXTO LATINOAMERICANO Y EL LEGADO DE PAULO FREIRE JARA, OSCAR
|
| |
| · O SISU NA BERLINDA: PRESENTE E UMA PROVOCAÇÃO PARA O FUTURO VARGAS, HUSTANA MARIA
|
| |
| · HOMESCHOOLING O EDUCACIÓN EN EL HOGAR CURY, CARLOS ROBERTO JAMIL
|
| |
Artigos |
| |
| · PERCURSO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS FRANCO, MARIANA GUEDES DE OLIVEIRA; BAZON, MARINA REZENDE
|
| |
| · PERFORMANCE, EDUCAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES IMPREVISTAS CROCHIK, LEONARDO
|
| |
| · INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA LOPES, LUANA MONIQUE DELGADO; VIDOTTO, KAJIANA NUERNBERG SARTOR; POZZEBON, ELIANE; FERENHOF, HELIO AISENBERG
|
| |
| · EMPODERAMENTO POLÍTICO DOS CIDADÃOS BARBOSA, MANUEL GONÇALVES
|
| |
| · TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: ENTRE SABERES, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS Silva, Diva Souza; Araújo, Jussara de Loiola
|
| |
| · MECANISMOS REDISTRIBUTIVOS NA ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DA UNIÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CAVALCANTI, CACILDA RODRIGUES; OLIVEIRA, ROSIMAR DE FÁTIMA
|
| |
| · A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ESCOLAR: HIPÓTESES DE TRANSIÇÃO IDENTIFICADAS A PARTIR DAS IDEIAS DOS(AS) ALUNOS(AS) CARVALHO, FERNANDA DA ROCHA; WATANABE, GISELLE
|
| |
| · PRESENCIALIDAD ONLINE COMO ELEMENTO DE ANÁLISIS EN LA RELACIÓN ESCUELA/COMUNIDAD. EL CASO DE LAS UNIDADES EDUCATIVAS DEL MILENIO EN TWITTER Martínez, GABRIEL Cevallos; Ficoseco, Verónica Sofía; Couto, Edvaldo Souza
|
| |
| · ASSOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Muylaert, Naira; Casela, Ana Luisa Marlière; Ribeiro, Luiz Vicente Fonseca; Rezende, Wagner
|
| |
| · MERLÍ: MESTRE DO DISCURSO E DA DESCONSTRUÇÃO DA ESCOLA. UMA ANÁLISE DO SERIADO ESPANHOL A PARTIR DA PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO BATISTA, DOUGLAS EMILIANO
|
| |
| · NARRATIVAS E PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE: A PERSPECTIVA DO DOCENTE SOBRE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA SARDAGNA, HELENA VENITES; FROZZA, TATIANE DE FRAGA
|
| |
| · TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO BRANDALISE, MARY ÂNGELA TEIXEIRA
|
| |
| · ESCOLHA CURRICULAR COMO PROBLEMA FILOSÓFICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO CARVALHO, JOSÉ SÉRGIO FONSECA DE
|
| |
| · “GESTÃO DEMOCRÁTICA” NO ENSINO PÚBLICO: UM PARADOXO DO ESTADO NEOPATRIMONIALISTA BRASILEIRO? - O CASO DO CEARÁ ZIENTARSKI, CLARICE; MENEZES, HERMESON CLAUDIO MENDONÇA; SILVA, SONIA DE OLIVEIRA DA
|
| |
| · BOAS PRÁTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE FORMA SISTEMÁTICA NA LITERATURA PEREIRA, NATANA LOPES; MENDES, ANGELITA DARELA; SPANHOL, FERNANDO JOSÉ; LUNARDI, GIOVANI MENDONÇA
|
| |
| · A-TRADUZIR O ARQUIVO DA DOCÊNCIA EM AULA: SONHO DIDÁTICO E POESIA CURRICULAR CORAZZA, SANDRA MARA
|
| |
| · AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: CAMINHOS PARA A PERMANÊNCIA E O PROGRESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS SILVA, GUILHERME HENRIQUE GOMES DA
|
| |
| · MENINAS E MOÇAS CASADOURAS NOS PALCOS DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG: A EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES NOS ESPETÁCULOS REALIZADOS PELO CLUB DRAMÁTICO ARTHUR AZEVEDO (1915-1916) SÁ, CAROLINA MAFRA DE; GALVÃO, ANA MARIA DE OLIVEIRA
|
| |
| · COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO CONCEITO SILVA, KETIA KELLEN ARAÚJO DA; BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA
|
| |
| · DA DOCÊNCIA PRESENCIAL À DOCÊNCIA ONLINE: APRENDIZAGENS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CARMO, RENATA DE OLIVEIRA SOUZA; FRANCO, ALÉXIA PÁDUA
|
| |
| · OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA XAVIER, ROSA SELETA DE SOUZA FERREIRA; BARTHOLO, TIAGO LISBOA
|
| |
| · NUESTRO NORTE ES EL SUR: EL DOCTORADO LATINOAMERICANO EN EDUCACIÓN DE LA UFMG SOUZA, JULIANA DE FÁTIMA; VIEIRA, LÍVIA MARIA FRAGA; TORO, LUÍSA FERNANDA MEJÍA
|
| |
| · CONTRIBUIÇÕES FOUCAULTIANAS PARA O DEBATE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA OLIVEIRA, GLAUREA NÁDIA BORGES DE; NEIRA, MARCOS GARCIA
|
| |
| · SABERES DISCIPLINARES QUE ORIENTARAM A FORMAÇÃO NO CURSO NORMAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1956) BEGOSSI, TUANY DEFAVERI; MAZO, JANICE ZARPELLON; FONSECA, DENISE GROSSO DA
|
| |
| · POLÍTICA E SIGNIFICANTES VAZIOS: UMA ANÁLISE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017 CORTI, ANA PAULA
|
| |
| · ARQUITETURAS DA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA E AS BASES DA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CONTEXTO EUROPEU RAMALHO, HENRIQUE MANUEL PEREIRA
|
| |
| · SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS ÀS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA FICA VIVO! DIAS, ANA LÍDIA CRISTO; SOUZA, MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE
|
| |
| · O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI Nº. 10.639/2003 NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Fonseca, Marcus Vinícius; Rocha, Laura Fernanda Rodrigues da
|
| |
| · APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZADOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL Vieira, Maria Clarisse; Pinto, Luciana de Oliveira
|
| |
| · RELAÇÃO CENTRO X PERIFERIA: A UNIVERSIDADE EM DEBATE MAZZETTI, ANTÔNIO CARLOS; RUBIN-OLIVEIRA, MARLIZE; PEZARICO, GIOVANNA; WIELEWICKI, HAMILTON DE GODOY
|
| |
| · COSMOPOLITISMO E PERFORMATIVIDADE: CATEGORIAS PARA UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Melo, Alessandro de; Marochi, Ana Claudia
|
| |
| · UN PANORAMA HISTÓRICO-CONCEPTUAL DE LA INVESTIGACIÓN INTERDISCIPLINARIA: UN ANÁLISIS A PARTIR DEL POSTGRADO DEL ÁREA INTERDISCIPLINARIA SATOLO, VANESSA PREZOTTO XIMENES; BERNARDO, CRISTIANE HENGLER CORRÊA; LOURENZANI, ANA ELISA BRESSAN SMITH; MORALES, ANGÉLICA GÓIS
|
| |
| · IDENTIDADE DOCENTE COM FOCO NO CENÁRIO DE PESQUISA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ALMEIDA, SANDRA RAQUEL DE; PENSO, MARIA APARECIDA; FREITAS, LEDA GONÇALVES DE
|
| |
| · POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS EN EL CONTEXTO DE AMÉRICA LATINA. UNA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN RURAL/EDUCACIÓN DEL CAMPO EN VENEZUELA Y BRASIL SOCORRO, PAULINA ELENA VILLASMIL; RUÍZ, SAMUEL HILCÍAS CARVAJAL; SANTOS, ARLETE RAMOS DOS; NUNES, CLAUDIO PINTO
|
| |
| · A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: INFLUÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MELO, JOSÉ JAILTON SIQUEIRA DE; CARVALHO, WALDÊNIA LEÃO DE
|
| |
Entrevista |
| |
| · A ARTICULAÇÃO ENTRE ESTUDOS CULTURAIS E PSICOLOGIA SOCIAL COMO PERSPECTIVA TEÓRICA PARA ANALISAR AS RELAÇÕES RACIAIS: ENTREVISTA COM ROSA CABECINHAS BACKES, JOSE LICINIO
|
| |
| · QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA COM BASE NA DOCUMENTAÇÃO - ENTREVISTA REALIZADA COM TULLIA MUSATTI E MARIACRISTINA PICCHIO MORO, CATARINA
|
| |
| · ENTREVISTA COM MICHAEL APPLE SEVERO, RICARDO GONÇALVES; ESTRADA, RODRIGO DUQUE
|
| |
Resenhas |
| |
| · TIRAR DEUS DO ARMÁRIO FERNANDES, ALEXANDRE DE OLIVEIRA
|
| |
| · AS NUANCES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CULTURA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR RODRIGUES, ROGÉRIO
|
| |
| · O ESPORTE EDUCACIONAL NA ARGENTINA: UMA ANÁLISE SOBRE O LIVRO DEPORTE Y POLÍTICA SOCIO-EDUCATIVA ALMEIDA, DUILIO QUEIROZ DE; GOMES, LEONARDO DO COUTO; SILVA, MARCELO MORAES E
|
| |
| · PENSANDO AS MEDIAÇÕES PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA RESENHA CRÍTICA ROSA, GRAZIELA RINALDI DA
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
DOSSIÊ EDUCAÇÃO, SAÚDE E RECREAÇÃO |
| |
| · APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, SAÚDE, RECREAÇÃO: PROCESSOS HISTÓRICOS QUITZAU, EVELISE AMGARTEN
|
| |
| · ARTIGO - ESCOLA DE APLICAÇÃO AO AR LIVRE DE SÃO PAULO OPEN-AIR SCHOOL OF SÃO PAULO DALBEN, ANDRÉ
|
| |
| · ARTIGO - GEORGES HÉBERT E A EDUCAÇÃO DO CORPO FEMININO NO BRASIL JUBÉ, CAROLINA
|
| |
| · PALESTRA HEBERTISTA: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA MULHERES, LAZER E ESTILO DE VIDA NATURAL. PHILIPPE-MEDEN, PIERRE
|
| |
| · ARTIGO - DO INSTITUTO CENTRAL DE GINÁSTICA (GCI) DE ESTOCOLMO PARA O BRASIL: CULTIVO E DIVULGAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CORPO MORENO, ANDREA; BAÍA, ANDERSON DA CUNHA
|
| |
| · ”ELES FAZEM A GINÁSTICA SUECA COM ADMIRÁVEL PRECISÃO …” CONSTRUÇÃO DE NAÇÃO E PRODUÇÃO DE INOCÊNCIA NO INDIGENISMO ESTATAL BRASILEIRO DO INÍCIO DO SÉCULO 20 LORENZONI, PATRICIA
|
| |
| · ARTIGO - ENTRE A GINÁSTICA E O ESPORTE: EDUCAÇÃO DO CORPO E MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE NAS SOCIEDADES GINÁSTICAS TEUTO-BRASILEIRAS QUITZAU, EVELISE AMGARTEN
|
| |
| · EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA, JOGOS E ESPORTE NO BRASIL: O IMPACTO ALEMÃO WIESER, LOTHAR; KRÜGER, MICHAEL
|
| |