Editorial |
| |
| · Questões sociocientíficas na ciência escolar: uma sugestão teórica Levinson, Ralph
|
| |
Artigo Original |
| |
| · Análise da relação entre os objetivos dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino de Ciências e a formação para o Ensino Superior Derossi, Ingrid Nunes; Ferreira, Denise Cristina
|
| |
| · Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de Química Silva, Cleberson Souza da; Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
|
| |
| · Divulgação... de qual ciência? Reflexões sobre a representação de cientistas na revista Ciência Hoje das Crianças Santos, Stella Chrystine Camara dos; Valle, Mariana Guelero do
|
| |
| · Engajamento docente no Programa de Robótica na Escola da Prefeitura do Recife Santana, Flavia Barbosa Ferreira de; Dutra, Priscilla da Silva; Padilha, Maria Auxiliadora Soares
|
| |
| · Linguagem imagética na transposição da linguagem algébrica no ensino e aprendizagem da Matemática Oliveira, Luciano de; Roehrs, Rafael
|
| |
| · El campo de estudios en perspectivas socioculturales de la Matemática Educativa: colaboración, estructura intelectual y áreas temáticas Ávila-Toscano, José Hernando; Solorzano-Movilla, José Gregorio; Rambal-Rivaldo, Laura Isabel; Suárez-López, Diana Milena
|
| |
| · Interação entre Educação Especial e Ensino Regular: ações pedagógicas a estudantes cegos Mamcasz-Viginheski, Lucia Virginia; Alvaristo, Eliziane de Fátima; Shimazaki, Elsa Midori
|
| |
| · Um panorama de situações do tipo misto em provas do Exame Nacional do Ensino Médio Tieppo, Sandra Maria; Cappelin, Alcione; Zanatta, Leonardo Ferreira; Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Rezende, Veridiana
|
| |
| · Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal Moura, Thainá Letícia Dourado; Benitez, Priscila; Gomes, Vivilí Maria Silva; Elias, Nassim Chamel; Picharillo, Alessandra Daniele Messali
|
| |
| · Um estudo de caso a partir do uso da realidade aumentada integrada ao livro didático Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
|
| |
| · Proposições acerca da experimentação formativa para Educação Química Andrade, Rosivânia da Silva; Zeidler, Vânia Gomes Zuin
|
| |
| · Tempo curricular e prática docente no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Sérgio, Maria Cândida; Morgado, José Carlos
|
| |
| · Conocimientos e ideas sobre los procesos de empatía e identidad ambiental en estudiantes y profesores de un secundario de Córdoba, Argentina Caceres, Pilmaiquen Malen; Pelli, Romina Talia; Martinenco, Rebeca Mariel; Martín, Rocío Belén
|
| |
| · Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática Azevedo, Greiton Toledo de; Maltempi, Marcus Vinicius
|
| |
| · Investigação dos impactos nas concepções não-newtonianas de licenciandos e egressos de Física em relação aos conceitos de Força e Movimento Uibson, José; Frei, Fernando
|
| |
| · Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental Krützmann, Fábio Luis; Alves, Deborah Karla Calegari; Silva, Cirlande Cabral da
|
| |
| · A conduta didático-metodológica de professores em formação na discussão sobre a forma da Terra com alunos do Ensino Fundamental Bartelmebs, Roberta Chiesa; Figueira, Maria Milena Tegon; Diel, Patricia Natiele
|
| |
| · A escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de Ciências Rodrigues, Breno Dias; Malheiro, João Manoel da Silva
|
| |
| · Abordagem dos conceitos em doenças parasitárias nos livros didáticos (PNLD 2018-2020) Farias, Eric Vinaud de Melo de; Azevedo, Hugo José Coelho Corrêa de; Costa, Elaine Cristina Pereira
|
| |
| · Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação Papalardo, Silvana Pavão Teixeira; Bueno Filho, Marco Antonio; Cerqueira, Bruno Rafael Santos de; Franzolin, Fernanda
|
| |
| · Indicadores de mobilização de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio Cher, Gabriela Gonzaga; Silveira, Marcelo Pimentel da; Passos, Marinez Meneghello
|
| |
| · As representações sociais das vacinas no contexto da Educação em Ciências e Saúde no Ensino Fundamental Vittorazzi, Dayvisson Luís; Silva, Wesley Alves; Silva, Alcina Maria Testa Braz da
|
| |
| · Estágio Supervisionado Obrigatório em Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto Emergencial Barreto, Edna Silva; Araújo, Monica Lopes Folena
|
| |
| · Percepção ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o uso e descarte de produtos químicos no ambiente doméstico Lins, Natana da Silva; Araújo, Aracy Alves de
|
| |
| · Modo de pensar que subyace a los obstáculos epistemológicos de aprendizaje del tópico Síntesis de Proteínas en estudiantes universitarios de primer año Miño, Mariela Haydée; Ospina, Natalia; Garofalo, Sofia Judith
|
| |
| · Cómo avanzar en la necesaria Transición a la Sostenibilidad* Gil-Pérez, Daniel; Vilches, Amparo
|
| |
| · Letramento digital e participação docente no Ensino Básico: uma discussão sobre relações com a extensão universitária Santos, Michelle Regina Alves dos; Amaral, Marília Abrahão; Sales, Márcia Barros de; Almeida, Leonelo Dell Anhol
|
| |
| · O papel epistêmico da diversidade e as origens metafísicas da teoria do Big Bang: reflexões para a educação científica Bagdonas, Alexandre; Silva Neto, Climerio Paulo da
|
| |
| · Princípio da cardinalidade: relações com questões familiares e escolares Assis, Évelin Fulginiti de; Schmidt, Lucas Bogdanov; Nunes, Sula Cristina Teixeira; Corso, Luciana Vellinho
|
| |
| · Uma visão da História da Química nos livros didáticos fornecidos pelo PNLD utilizando a tabela periódica como marcador Oliveira, Vilma Bragas de; Oliveira, Fernando José Luna de
|
| |
| · Quais são as áreas de atuação em Micologia? Percepções de estudantes da formação inicial em Ciências Biológicas Estrela, Kevin Borges; Weiser, Veridiana de Lara; Ganiko-Dutra, Matheus
|
| |
| · Processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais: um estudo na licenciatura em Química Cunha, Kariny Mery Araujo; Ferreira, Luciana Nobre de Abreu
|
| |
| · Estados da Arte: aparando arestas na compreensão dessa modalidade de pesquisa Teixeira, Paulo Marcelo Marini
|
| |
| · As múltiplas ações dos animais e as possibilidades de abordagem interdisciplinar no Ensino de Biologia Almeida, David Figueiredo de
|
| |
| · A participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação Ambiental Fraga, Lisiane Abruzzi de; Bonotto, Dalva Maria Bianchini
|
| |
| · Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências Melo, Leonardo Wilezelek Soares de; Oliveira, Moisés Alves de
|
| |
| · A BioArte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand: um estudo sobre as contribuições para o ensino e a aprendizagem nas Ciências Biológicas por meio da perspectiva dos mediadores Silva, Anderson Thiago Monteiro da; França, Suzane Bezerra de; Neves, Ricardo Ferreira das
|
| |
| · Geração automatizada de provas e gabaritos individualizados: implementação e aplicação na disciplina de Geometria Analítica Ribeiro, Daniel Gomes; Paredes, Kitylla Gevezier
|
| |
| · Uso de animais no ensino da medicina veterinária no Brasil: concepção por parte dos discentes e uso do direito de objeção de consciência Cordeiro, Carolina Trochmann; Cruz, Matheus Barbosa Gomes; Stedile, Simone Tostes de Oliveira
|
| |
| · As potencialidades de divulgação e alfabetização científica de uma História em Quadrinhos sobre Ciências Forenses Santos, Nayara Araujo dos; Bergamaschi, Christyan Lemos; Victor, Raquel Pellanda Dardengo; Romão, Wanderson
|
| |
| · Currículo de formação inicial de professores de Matemática e a construção do repertório profissional Sousa, Maria Izabel Barbosa de; Farias, Sidilene Aquino de
|
| |
| · Design Thinking aplicado como metodologia para a solução de problemas no ensino de Química: um estudo de caso a partir de uma problemática ambiental Silva-Neto, Sebastião Luiz da; Leite, Bruno Silva
|
| |
| · Representações multimodais em aulas de Ciências da Educação Básica: o papel das representações informais Botelho, Maria Luiza Silva Tupy; Quadros, Ana Luiza de
|
| |
| · Denegrindo trajetórias acadêmicas: formação docente em Química e a Lei 10.639/2003 Camargo, Marysson Jonas Rodrigues; Faustino, Gustavo Augusto Assis; Benite, Anna Maria Canavarro
|
| |
| · Competencias científicas y modelización: estudio de un caso en la formación de docentes Umpiérrez-Oroño, Silvia; Píriz-Giménez, Nazira; Olivero, María Jimena; Cabrera-Borges, Claudia; Donato, Natalia
|
| |
| · Vygotsky na pesquisa em Educação em Ciências: diálogo entre perspectivas passadas e tendências futuras Fontes, Daniel Trugillo Martins; Rodrigues, André Machado
|
| |
| · Uso de um inventário de conceitos de meiose para identificar concepções alternativas entre calouros e licenciandos de Ciências Biológicas Sousa, Lorrayne Evangelista de; Tavares, Marina de Lima; Vilas-Boas, Adlane
|
| |
| · Que ideias nos transmitem as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19? Desafios para o Ensino de Ciências e a divulgação científica Veneu, Fernanda; Rocha, Marcelo Borges; Zago, Juliane Pereira; Malacarne, José Augusto Dalmonte; Melo, Alberto Henrique
|
| |
| · Género y formación inicial del profesorado de ciencias en Chile: una aproximación desde sus racionalidades epistemológicas Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Orellana-Sepúlveda, Carolina; Solsona-Pairo, Nuria; Carrasco-Monroy, Patricio Andres
|
| |
| · O conceito de dialogicidade de Paulo Freire e as questões sociocientíficas na formação de professores dos anos iniciais sobre a presença de água no Sistema Solar Oliveira, Laysla Caroline Rosa de; Genovese, Luiz Gonzaga Roversi; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de; Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
|
| |
| · Una progresión de aprendizaje para el desarrollo de la observación científica en preescolar Rodríguez-Salinas, Mayita Estefanía; Salazar-López, Tatiana Iveth; García-Herrera, Adriana Piedad
|
| |
| · Representações artísticas e científicas: os Átomos de Hilma af Klint Fernandes, Carlos Jorge da Silva Correia; Pereira, Bruno Michael da Silva; Francisco Junior, Wilmo Ernesto
|
| |
| · Construção de uma matriz para análise de literatura infantil com propósito na educação científica e educação ambiental Patriarcha-Graciolli, Suelen Regina; Recena, Maria Celina Piazza; Almeida, Ordália Alves de; Zanon, Angela Maria
|
| |
Revisores |
| |
| · Agradecimento aos Revisores de Ciência & Educação, volume 28, 2022
|
| |