Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
CARVALHO, José Sérgio. A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.90, pp.25-35. ISSN 0100-1574.
A partir da constatação da presença tão comum quanto nefasta do abstracionismo pedagógico nas investigações sobre educação - entendido pelo autor como a formulação de princípios gerais que se pretendem descritivos e explicativos de um fenômeno específico, mas que pouco levam em consideração as condições concretas em que o processo escolar se dá -, o artigo procura investigar a possível fecundidade do pensamento metodológico weberiano para a superação dessa tendência. Nesse sentido, ele busca reconstruir sumariamente os problemas metodológicos fundamentais enfrentados por Weber, bem como suas reflexões sobre a significação social da ciência, a possível "objetividade" das ciências sociais e o recurso ao "tipo ideal", como instrumentos intelectuais potencialmente fecundos para as investigações em educação.
Palabras clave : Weber; Investigação; Educacional; Epistemologia; Metodologia.