Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
GOMES, Candido Alberto y PEREIRA, Marlene Monteiro. A formação do professor em face das violências das/nas escolas. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.136, pp.201-224. ISSN 0100-1574.
O desvelamento das violências das/nas escolas levou ao desenvolvimento de numerosas pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões como as novas faces do "choque de realidade" dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências e de seu próprio preparo. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com licenciandos, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.
Palabras clave : Formação de Professores; Violência; Escolas; Sociologia da Educação.