Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
MORIN-MESSABEL, Christine et al. Representações das categorias de sexo em crianças no contexto escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.526-546. Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143624.
Na França, a questão da educação para a igualdade entre meninas e meninos na escola e da luta contra as desigualdades entre as categorias de sexo é muito presente, e esta pesquisa deve ser contextualizada tendo em vista o combate aos estereótipos no contexto escolar. Nosso interesse são os conhecimentos que as crianças desenvolvem, ao longo da primeira infância e da infância, a respeito dos brinquedos, vistos aqui como meios de socialização de gênero. Os resultados indicam um conhecimento precoce dos estereótipos associados a certos brinquedos, mas também variações segundo o tipo de brinquedo e a idade das crianças. As experiências de socialização no contexto escolar podem fornecer, por intermédio da ação dos professores através de interações pedagógicas e suportes lúdicos, experiências mais heterogêneas.
Palabras clave : Contexto Escolar; Brinquedos; Estereótipos Sexuais; Criança.