SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164¿la desigualdad económica afecta más a los municipios menos favorecidos?Currículo de la pre secundaria em timor oriental y su articulación con la secundaria general índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

OCHOA, Mónica Peña  y  ORBETA, Camila Toledo. Discursos sobre classe social e meritocracia de escolares vulneráveis no Chile. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.496-518. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143752.

Este artigo apresenta e analisa alguns discursos de um grupo de crianças consideradas “vulneráveis” no tocante à influência da classe social no sucesso ou fracasso escolar, no qual a meritocracia desempenha um papel relevante. A princípio, analisa-se o conceito de meritocracia e sua relação com a Modernidade e a Educação. Descreve-se a metodologia utilizada com as crianças, com a qual se obteve informação por meio de um jogo de identidades sociais, enquanto a análise foi realizada através de uma Análise Crítica do Discurso, pois também nos interessava observar e analisar as interações argumentativas. Os resultados distinguem três discursos (“os pequenos Bourdieu”, “os críticos pessimistas” e os “sonho americano”) e um lugar predominante da meritocracia como fator explicativo do sucesso escolar nos grupos sociais não privilegiados. Finalmente são discutidos os discursos meritocráticos e seu violento peso em sociedades desiguais como a chilena.

Palabras clave : Infância; Classe Social; Meritocracia; Educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )