Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Educação social: quando o passado é desafio presente na formação docente. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.688-714. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143772.
Este artigo propõe refletir acerca da relação entre a Psicanálise e a Educação enquanto campo de saber produzido por meio da práxis educativa. O saber subjetivo implicado com o ato educativo e os laços sociais produzidos no cotidiano escolar são dimensões estruturantes à prática e à formação do profissional da educação, no que tange à relação do sujeito com o desejo e o saber. Em contraste à tradicional visão da psicologia “aplicada à Educação”, certa leitura da Psicanálise tem contribuído para pensarmos os laços sociais produzidos em nome da Educação, caminho aberto para refletirmos a implicação do sujeito na formação e profissão docente.
Palabras clave : Educação; Psicanálise; Fracasso Escolar; Formação de Professores.