Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
CARRASCO, Cosme J. Gómez; MORENO, Verónica Vivas y MARTINEZ, Pedro Miralles. COMPETÊNCIAS HISTÓRICAS E NARRATIVAS EUROPEIAS/NACIONAIS NOS LIVROS DE TEXTO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.210-234. Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145406.
O objetivo deste artigo é analisar as mudanças e persistências na proposta de competências históricas e narrativas nacionais/europeias nos livros de texto do Ensino Secundário. Assim, foram selecionados seis livros de duas leis espanholas diferentes e um conteúdo concreto: a Idade Moderna. Utilizou-se uma abordagem mista de pesquisa, combinando técnicas quantitativas e qualitativas. A mostra é composta por um total de 1300 atividades. Os resultados indicam que os manuais melhoraram na tipologia de atividades e no nível cognitivo exigido, porém continuam dominando os conteúdos de conceitos, fatos e dados concretos. Por outro lado, vislumbra-se uma mudança na narrativa proposta, na qual predominam claramente conhecimentos de tipo cultural e artísticos, e onde as linhas mestras da narrativa nacional fazem parte de um contexto principalmente europeu.
Palabras clave : HISTÓRIA; LIVROS DE TEXTO; ENSINO; EUROPA.