Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
OLIVEIRA, Moisés Alves de. Estudos de laboratório no ensino médio a partir de Bruno Latour. Educ. Real. [online]. 2006, vol.31, n.01, pp.163-182. ISSN 0100-3143.
O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.
Palabras clave : Laboratório Escolar Articulação; Enunciado Científico.