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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
SILVA, Andrea Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de y LACERDA, Nilma Gonçalves. Literatura e sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes. Educ. Real. [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.233-251. ISSN 0100-3143.
Este artigo, com enfoque preferencial nos pressupostos foucaultianos, volta-se para a análise dos sentidos construídos por um grupo de professores (as) na apropriação de livros literários que abordam a temática da gravidez na adolescência. Com a apreciação dos discursos dos(as) docentes foi possível perceber espaços de visibilidade e silenciamento, na preocupação hegemônica com a sexualidade adolescente e com o propósito primeiro de veicular a informação sobre a temática abordada. Concluímos que a apropriação do livro literário, como artefato cultural, necessita de proposições mais críticas num contexto de mudanças significativas, não apenas no arcabouço de idéias do campo educacional.
Palabras clave : Literatura para Jovens; Educação; Sexualidade; Gravidez na Adolescência.